sexta-feira, 26 de julho de 2013

Experimento - Teste de iodo

Pesquisa de polissacarídeos (teste do iodo)

Procedimento
Adicionar em diferentes tubos de ensaio 2,0 mL de cada amostra e 2,0 mL de água como branco. Adicionar em cada tubo 5 gotas de solução de lugol (tintura de iodo). Por fim, adicione 5 gotas de NaOH aproxima­damente 1 mol L-1 (prepare dissolvendo duas colheres de sopa de soda cáus­tica em um copo plástico de 200 mL de água) e 5 gotas de HCl.
Observar e anotar os resultados.

Resultados
Os frascos que desenvolverem a coloração azul indica a presença do amido.

Análise e sugestões de discussão
Os dois fatores que determinam o desenvolvimento de coloração quando o iodo interage com os po­lissacarídeos são o comprimento e a ramificação da cadeia sacarídea. A coloração é desenvolvida devido ao aprisionamento do iodo no interior da cadeia de amilose. Na presença do amido e de íons iodeto (I-), as molé­culas de iodo formam cadeias de I6 que se alocam no centro da hélice formada pela amilose contida no ami­do (Harris, 2001). A formação desse complexo amilose-I6 é responsável pela cor azul intensa, engendrada, por sua vez, a partir da absorção de luz na região do visível das cadeias de I6 presentes dentro da hélice da amilose. Quanto maior a ramificação da cadeia, menos intensa será a coloração desenvolvida, visto que a interação entre o iodo e a cadeia será menor.
Os complexos iodo-glicogênio ou iodo-dextrina, por exemplo, apresen­tam cor avermelhada, menos intensa do que a cor azul do complexo iodo-amido. Tal diferença é justamente devido
ao tamanho da cadeia e a ramificação. O glicogênio apresenta maior quantidade de ramificações do que o amido. Por sua vez, as dextrinas consistem de cadeias menores. As­sim, no caso do amido, a coloração é mais intensa pelo fato de a cadeia de amilose ser maior, comparada às dextrinas, e menos ramificada do que o glicogênio.
Podemos analisar  os diferentes tipos de açúcares em termos do com­primento da cadeia (monossacarídeos, dissacarídeos e po­lissacarídeos) e a existência dos polímeros.
Responda as seguintes questões:
 Porque o mel de abelha, a glico­se, a frutose e a sacarose não apre­sentam coloração no teste enquanto o amido apresenta uma cor intensa?
Qual a principal diferença estrutural desses açúcares?
Será que o ami­do, após aquecimento com ácido, apresentará coloração?
No caso da última questão, após os estudantes elaborarem suas hipóteses, pode-se realizar a hidrólise do amido e testar com o iodo. A coloração desenvolvi­da será menos intensa. O professor pode então solicitar aos alunos que expliquem tal resultado

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